Sete sinais que podem indicar que você tem um problema na tireóide

É relativamente comum alguém principalmente entre as mulheres, o desenvolvimento de algum problema com a tireóide durante a vida. Realmente, você pode conhecer algumas pessoas que disseram ter uma tireóide hiperfuncionante ou produzindo hormônios em quantidade insuficiente. É comum também pessoas com alguma doença auto-imune da tireóide.

Quais são os sintomas que você precisa observar se acha que também pode ter um problema com a tireóide? Esses são alguns dos sinais de que você precisa conhecer e, no caso de dúvidas, falar com o seu médico.

Cansaço A sensação de cansaço crônico, com sonolência acima da média pode ser apenas sinal de falta de descanso adequado, principalmente se você estiver em um momento de vida com excesso de trabalho ou ocupações. No entanto, se você se sentir tão cansado que dorme mais do que o normal, está dormindo em momentos diferentes ou não consegue sair da cama, isso pode indicar que seus hormônios da tireóide não estão equilibrados.

Pressão alta É mais comum do que você pensa e pode ser tratado com medicação, dieta e exercício. Se as soluções prescritas não estiverem funcionando e você tiver sido diagnosticado com hipertensão, pode haver um problema ligado ao excesso de produção de hormônios pela tireóide.

Ganho de peso repentino Você deve conhecer o funcionamento adequado do seu corpo. Em algumas situações, mesmo com dieta adequada e mesmo com atividade física regular, podo ocorrer o ganho de peso. Isso pode ocorrer no caso de hipotireoidismo, onde a redução da atividade metabólica pode levar à retenção hídrica e ganho de peso. Isso pode ser facilmente comprovado através de dosagem dos hormônios tireoidianos no sangue.

Problemas intestinais Tem muita gente que acha que o intestino não tem nenhuma relação com a tireóide, mas esta relação é muito mais importante do que a maioria imagina. Com hipotireoidismo, você pode ter constipação grave ou a longo prazo que não responde a remédios ou tratamentos. Se você tem hipertireoidismo, pode apresentar quadros de diarréia ou síndrome do intestino irritável.

Problemas cognitivos O nevoeiro cerebral' é usado para descrever sintomas cognitivos, sendo comum nos casos de hipotireoidismo. Isso pode envolver:

  • Esquecimento

  • Dificuldade em pensar claramente

  • Confusão

  • Falta de foco

  • Problemas de memória de curto e longo prazo


Problemas musculoesqueléticos Você pode sentir dores nos músculos e articulações se estiver com hipotireoidismo, principalmente nas pernas e nos braços. Você pode sentir dor e fraqueza incomum em seus braços e panturrilhas. Há também um risco maior de você desenvolver síndrome do túnel do carpo em suas mãos com hipotireoidismo - o que significa que você pode sentir dor e fraqueza nos dedos, mãos, pulsos e antebraços. O túnel do tarso é semelhante e causa dor e fraqueza nos dedos dos pés, pés, tornozelos e canelas.

Desconforto ou anormalidades no pescoço ou na garganta O inchaço do pescoço é frequentemente um sintoma de problemas da tireóide - mas também pode ser uma condição mais séria, como certos tipos de câncer ou infecções, por isso fale com seu médico rapidamente se parte do pescoço estiver aumentada. Se você tiver um problema na tireóide, poderá ter sintomas como:

  • Sensibilidade aumentada no pescoço

  • Voz baixa e rouca

  • Sensação de inchaço ou plenitude no pescoço

  • Dificuldade em engolir ou respirar


Perceba que muitos destes sintomas são muito inespecíficos. Isso significa que podem ocorrer em várias situações diferentes sendo necessário, justamente por isso, a avaliação de um médico especializado.

55 visualizações
  • YouTube

©2020 por  Rogério Leite